Sabe aquela blusa de lã que você adora, mas acabou alargando? Ou aquela calça de veludo que você jogou na máquina de lavar e saiu toda manchada? Pois é, existem muitos tecidos que são extremamente delicados e necessitam de alguns cuidados especiais. Hoje, você vai descobrir como deixar suas peças de roupas sempre conservadas. Se liga nas dicas!

A LÃ

Quem não adora uma blusa de lã quentinha? Com a aproximação do inverno, esse tecido se torna curinga no guarda-roupa. Mas evitar que a lã crie bolinhas ou fique desconfigurada não é tarefa fácil. Em primeiro lugar, lembre-se que o material deve ser lavado à mão com sabão neutro. Ele não pode ser torcido, colocado em secadora e nem mesmo no varal. Para secar, estenda a peça na horizontal em cima de uma toalha e tenha paciência. E na hora de guardar, fique esperto porque perdurar as peças de lã em cabide não é uma opção, ok!?

O VELUDO

O veludo é um tecido luxuoso que combina muito com temperaturas mais frias. Existem vários tipos de veludo, mas algumas regrinhas básicas de conservação valem para todas as suas variações. Para higienizar as peças, o ideal seria encaminhá-las para uma lavanderia. Mas, como nem sempre sobra tempo ou dinheiro para isso, tome cuidado com a lavagem em casa. Máquina, nem pensar!!! Lave o tecido na mão, com água fria, e não esfregue de maneira nenhuma. Deixe secar naturalmente no varal e guarde em cabides, para evitar marcas.

A SEDA

A seda é sinônimo de riqueza! Esse tecido é cobiçado no mundo inteiro, devido ao toque macio de suas fibras brilhantes. Para manter as peças de seda conservadas, lave-as à mão com água fria. Atenção com tecidos coloridos, pois eles podem desbotar. A secagem da seda deve ser ao natural, devido à sua fragilidade. Na hora de passar, verifique se o ferro está morno e sem vapor. E lembre-se de guardar as peças em cabides para elas não amassarem demais.

O COURO

Para evitar que o couro resseque, mofe ou perca sua coloração, é preciso tomar alguns cuidados. A lavagem das peças deve ser feita à mão com água morna e sabão neutro. Na secagem, mantenha o couro longe do sol, pois ele pode desidratar. Uma dica para manter o couro sempre bonito e saudável é hidratá-lo com cera ou graxa incolor. Dessa forma, suas peças ficam conservadas e duram anos no armário.

Essas são algumas dicas para manter suas peças delicadas sempre em dia. Mas não esqueça que é indicado dar uma olhadinha na etiqueta e seguir as instruções de conservação do fabricante. Dessa forma, não tem erro: é investir em peças boas e tomar os cuidados necessários, pois assim elas durarão a vida toda!

 

Redatora: Mayra Felicori  |  Imagem: Divulgação