Todo mundo já precisou do conselho de uma pessoa mais velha, experiente, que conhece bem as lições que só a vida ensina, seja na área profissional, amorosa e, claro, saúde e beleza. Um desses segredos tradicionais mais famosos é sobre os benefícios do tutano para o cabelo, que já era utilizado lá na época das nossas avós. Antigamente, era uma prática comum derreter o tutano e utilizar o óleo misturado nas máscaras de tratamento ou para umectações. Hoje, a ideia se popularizou e é fácil encontrar o tutano em fórmulas prontinhas nos cosméticos capilares.

O tutano é a substância responsável por nutrir nossos ossos e é extraída da medula, o material que preenche as cavidades ósseas. Ele exerce quase a mesma função nos fios danificados pelos agressores externos e que precisam de uma forcinha na hidratação. Rico em proteína, colágeno e sais minerais, o tutano recupera rapidamente cabelos ressecados, quebradiços e reduz as pontas duplas. Isso porque uma película é formada nos fios que, além de proteger, os torna mais saudáveis, macios e brilhantes, hidratando e protegendo.

Alguns outros itens colocados na composição dos produtos potencializam ainda mais as funções do tutano, como D-Pantenol, que hidrata profundamente os fios, pois consegue chegar até a raiz, regenerando profundamente a estrutura da fibra capilar, devolvendo a elasticidade natural e a flexibilidade dos cabelos. A hidratação com tutano é ideal para cabelos com luzes, ressecados e até oleosos, pois fecha as cutículas do cabelo e ajuda a distribuir a oleosidade igualmente por todo o comprimento dos fios. Possui alto poder modelador e facilita na hora de fazer penteados por ser rico em colágeno que auxilia na umidade, elasticidade e maciez dos fios, devido ao seu poder de absorção.

Já o leave-in serve mais como proteção, já que não precisa de enxágue e é ideal para quem vai sair de casa e quer garantir que os cabelos não sejam agredidos pela poluição, raios solares e até mesmo umidade.

Adaptado de: Papo de Cosmético