Com os dias mais longos e as tardes ensolaradas, é tempo de aproveitar ao máximo a praia e a piscina para renovar o bronzeado. Isso tudo sem esquecer é claro, do melhor amigo do verão, o protetor solar. Mas sempre surge aquela dúvida na hora de comprar o produto: qual será o protetor ideal para o seu tipo de pele?

Errar em escolher o filtro pode resultar em oleosidade, vermelhidão e até acne. Para resolver o problema, o Ela Digital ouviu a dermatologista Karla Assed, médica conhecida por atender famosas como Xuxa, Angélica e Deborah Secco. Ela indica os filtros certos para a pele branca, morena, negra, normal, seca, sensível e oleosa. Veja qual é a sua:

Pele branca:

Quanto mais clara a pessoa é, maior deve ser o fator de proteção solar. Por ser uma pele muito sensível ao sol, ela dificilmente bronzeia e a tendência é ficar mais vermelha do que bronzeada, ganhando muitas manchas e sardas. O protetor solar não deve ser menor que um FPS 60.

Pele morena:

A pele morena também queima e se bronzeia com facilidade, portanto é indicado começar por um fator mais alto como o FPS 60 ou 50 e diminuir para FPS 30.

Pele negra:

As peles escuras não têm risco de queimaduras, mas é importante se proteger contra o câncer de pele. Seja a pessoa loira, morena ou negra, o mínimo recomendado é sempre a partir de FPS 30.

Pele normal:

A pele normal têm um nível de oleosidade controlada (sem excesso de óleo ou ressecamento). O filtro ideal seria um sérum, spray ou loção.

 

Pele seca:

Prefira as loções cremosas. Por não apresentar oleosidade, a pele ressecada não corre o risco de ficar com excesso de brilho com os protetores em creme.

Pele sensível:

É indicado protetores em gel ou em creme. E uma dica importante: “evite usar perfumes ou descolorantes de pelos durante a exposição solar. Esses produtos podem causar alergias e até queimaduras”, alerta Karla.

Pele oleosa:

Esse é o tipo de pele que mais sofre durante o verão. As melhores opções são um gel oil free ou um sérum toque seco. Sem álcool e gordura, o gel é absorvido rapidamente e não deixa a pele brilhosa.

Adaptado de: O Globo