Muito usado no inverno, o xampu a seco é uma solução para não molhar os cabelos; veja qual a frequência ideal.

Principalmente durante o inverno, devido às baixas temperaturas, muitas pessoas optam pela facilidade de usar o xampu a seco. Eles atuam e funcionam de maneira a inibir a oleosidade, eliminando aquela aparência molhada e engordurada dos cabelos sujos ou bastante oleosos. O resultado é um efeito transitório de cabelos limpos, com volume e leveza em poucos minutos.

No entanto, usá-lo com muita frequência pode prejudicar os cabelos.

No mercado cosmético, os produtos deste segmento geralmente possuem versões para os principais tipos de cabelos e costumam apresentar em sua composição microesferas naturais que absorvem o excesso de oleosidade dos fios e eliminam aquele aspecto pesado dos fios sujos.

Saliento, porém, que este recurso, embora prático, não deve ser usado frequentemente. Isso porque o xampu a seco nunca substitui uma correta lavagem e não deve ser aplicado diariamente, já que pode provocar irritação e lesões no couro cabeludo pelo acúmulo de
resíduos.

Essa alternativa deve ser provisória e esporádica, sendo aconselhada apenas para ocasiões e condições específicas, como total falta de tempo e em indivíduos acamados. Além disso, é importante atenção na aplicação quanto a distância correta a fim de evitar excesso de produto por ponto, o que pode gerar aspecto opaco aos cabelos, retirando excessivamente o brilho dos cabelos, além de dificultar a na hora de pentear dos fios.

Adaptado de: Blog Minha Vida