A máscara capilar frequentemente possui uma consistência e apresentação cremosa, cuja finalidade é promover uma ação reparadora, nutriente, hidratante e anti-frizz. Como o objetivo do produto é tratar os fios, seus ativos são devidamente selecionados para penetrar, amolecer, reparar, repor substâncias perdidas, seja por química, por fotodegradação, maus tratos e demais danos capilares. Estes produtos são elaborados para a saúde e melhoria da fibra capilar, por isso são bons aliados na preservação e beleza dos cabelos.

Contudo, a principal finalidade da máscara é proporcionar uma hidratação mais profunda, restaurar cabelos danificados e ressecados por produtos químicos, danos térmicos, físicos, repor nutrientes, proteger contra agentes externos (sol, poluição, vento entre outros), além de manter a coloração e reter a umidade natural dos fios, favorecendo deste modo o teor de hidratação da fibra capilar.

Na maioria das vezes a utilização das máscaras é aconselhada 1 vez por semana ou quinzenalmente, porém existem algumas máscaras, que durante um tratamento mais intensivo, poderá ter seu uso diário. De uma maneira geral, se sua fibra não está danificada, pode optar no dia a dia apenas pelo xampu e o condicionador.

Quando houver necessidade de uma hidratação mais profunda, um tratamento mais direcionado, que poderá ser quinzenal ou mensal (de acordo com o tipo e as condições dos cabelos) se pode lavar os cabelos com xampu, enxaguar e aplicar a máscara, deixando o tempo de pausa seguindo as indicações do fabricante.

Adaptado de: Blog Minha Vida